Liverpool, apesar de não ser uma cidade muito grande, é servida por duas empresas de ônibus, metrô, que também atende a área metropolitana e trem. Eles também usam o ferryboat, mas não utilizei esse transporte.
Meu intuito aqui não é explicar como cada um funciona, mas dar algumas dicas principalmente dos ônibus que foi o transporte que mais utilizei. Para maiores informações pode ser acessado o site do Merseytravel, que opera o sistema viário e o metrô ( http://www.merseytravel.gov.uk ) e para os trens pode ser visto no site da Virgin Trains ( http://www.virgintrains.co.uk )
De maneira geral, os trens são usados tanto para cidades da região metropolitana, como para várias e várias cidades dentro do Reino Unido. Para algumas é necessário fazer mudança de trem. Mas é só ficar atento no painel e verificar pelo horário qual é a plataforma. Às vezes o destino não é o destino final, mas basta verificar no painel, na linha do seu trem, o que eles chamam de "calling" que mostra todas as paradas que o trem irá fazer a partir daquela estação. Os tickets são comprados na estação Lime Street Station ou nos sites de cada empresa de trem.
Percebi que algumas vezes, as pessoas locais compram dentro do trem, mas parece que eles não tem muita regra em qual linha isso é possível, então não aconselho arriscar para que não seja necessário pagar multa. Sugiro sempre comprar antes no site e retirar o ticket nas máquinas de auto atendimento. (Necessário usar o mesmo cartão de crédito que efetuou a compra).
Lime Street Station (
O metrô atende a cidade de Liverpool em si e a outras da região metropolitana. Mas para andar pela cidade, principalmente se o intuito é visitar os lugares Beatles e os estádios de futebol, usar o ônibus é a melhor opção.
A tarifa dos ônibus variam de uma empresa para outra (Entre £2 - £2.20 - Mai 2015). Isso para somente uma viagem. Me informaram que a tarifa aumenta em torno de £0.10 anualmente. Pode-se pagar diretamente ao motorista no momento do embarque. No entanto, preferi usar o cartão Walrus, no qual poderia fazer o pré pagamento, e poderia utilizar tanto nos ônibus quanto no metrô. Também seria possível usar no Ferryboat, mas como mencionei, não o utilizei. Custou £3.90 o ticket diário, podendo ser utilizado nesses transportes sem limites.
É uma boa caso queira ir para vários destinos ou utilizar mais de um tipo de transporte no mesmo dia.
Merseyside é dividido em áreas e toda a área metropolitana de Liverpool está situada na área C. Isto é, os dois estádios e todos os lugares Beatles estão localizados nessa área.
O cartão Walrus pode ser comprado na Queen Square, bem no centro de Liverpool. Esta praça também é o ponto de chegada e saída de várias linhas que cortam o centro. Outro ponto em que se vende o Walrus é no Liverpool One. Os pontos ficam no lado desse Shopping.
Então, basta solicitar o cartão e pedir um ticket diário para a área C, guardar o comprovante junto ao cartão, e ao entrar no ônibus passar pelo leitor que fica na cabine do motorista.
No caso do metrô também deve ser passado na catraca na estação de destino para sair da estação. Por isso é recomendável verificar no mapa se a área comprada está de acordo com o seu destino, ou perguntar no guichê. Também é uma dica perguntar em qual ponto (stand) o ônibus parte,
Nos stands há sempre um informativo da rota do ônibus e também os horários. Nos sábados, domingos e feriados a frequência possui intervalos maiores.
Há também a opção de comprar o ticket diário para todas as áreas (A,B,C...). O preço pode ser verificado no site da Merseytravel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário