quarta-feira, 8 de julho de 2015

O Scouse Accent

Por intermédio da agência STB cursei os três meses na Liverpool School of English. O inglês ensinado é, claro, o inglês britânico padrão.

Fonte: lse.uk.net

O inglês ensinado é mais próximo do falado no sul da Inglaterra. No entanto, é comum os professores mostrarem a diferença fonética entre os sotaques do Reino Unido, enfatizando principalmente o local, o Scouse. O Scouse é falado em toda a região de Merseyside, condado o qual Liverpool está inserido.

O que ocorre é que na aula você entende tudo que é falado, você acostuma o ouvido, mas quando chega nas ruas é que o problema acontece. Posso afirmar que não ocorreu somente comigo, mas com várias pessoas de nacionalidades diferentes, e isso em algum momento pode ser frustrante.

O fato é quê, depois pude perceber, o Scouse accent é difícil até mesmo para nativos da língua inglesa, como os norte americanos por exemplo. Isto é, não parece ser simplesmente um sotaque. Existem várias palavras, gírias ou não, que eles costumam falar que dificulta o entendimento, eu diria que é praticamente um dialeto. Exemplo: Ta, quer dizer, Thank you.

Fontes: amazon.co.uk


No entanto, Liverpool é uma cidade extremamente amigável. Por existir duas grandes universidades e ainda escolas de inglês, é comum ter muitos estrangeiros por lá. As pessoas em geral são simpáticas e entendem a dificuldade do Scouse e procuram falar um inglês mais claro. O que ajuda muito na comunicação!

Entendendo isso, não precisa ter receio do Scouse. Claro que em algumas situações você se depara com o Scouse, afinal de contas, eles tem muito orgulho de ser um, e de falar esta "língua", mas o importante é tentar se comunicar e se não der, pedir desculpas e seguir em frente.

*Não, não comprei o dicionário citado. Não ia conseguir entender mesmo.. ;)





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário