quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Beatles Places

Para turistas, a forma mais comum de visitar as casas de infância dos Fab4 é através dos passeios guiados promovidos pelo Cavern Club, que podem ser vistos em http://www.cavernclub.org/beatles-tours/ . Porém, meu intuito aqui é mostrar que se pode ir até a casa dos 4, de ônibus, intercalando com algumas caminhadas, pagando uma única tarifa diária. Claro irá demandar mais tempo, mas fará se sentir mais na cidade e perceber as distâncias que eles percorriam nos "Early Days".

Além das casas dos 4, também é possível visitar Penny Lane, a Igreja de St Peter e o LIPA (Liverpool Institute for Performing Arts), escola de artes onde Paul e George estudaram.

Penny Lane

Sair do centro para o aeroporto, ou para as casas de infância do John e do Paul, de ônibus, é comum passar por Penny Lane.



Portanto, várias linhas de ônibus passam por lá. Não exatamente por lá! Os ônibus cruzam Penny Lane, no cruzamento da igreja à direita e a famosa barbearia à esquerda.


Sugiro acompanhar por um mapa ou pelo Waze, mas quando vai chegando perto, você vai vendo alguns estabelecimentos chamados Penny Lane. Não é tão difícil identificar, e para isso basta pegar as linhas 86, 86C e 79. Elas saem do centro da cidade, próximo à Queen Square ao lado do St. Johns Shopping Center.


251 Menlove Ave. (Mendips) - Casa do John, Tia Mimi

Penny Lane fica próximo da Menlove Avenue, no entanto, chegar até o número 251 leva uns 30 minutos caminhando. Se não topar a caminhada, é só pegar a linha 76.  O ponto fica ao lado do St. Johns Shopping Centre, porém entrando na rua Great Charlotte.




Strawberry Fields

Como é conhecido, John ia ao orfanato Strawberry Fields, às vezes com sua tia, ou quando estava mal e queria ficar só. Portanto não poderia ser tão longe da casa da tia Mimi.
De frente para Mendips, voltando um pouco a Menlove Ave e entrando na segunda rua, Beaconsfield Rd e subindo um pouco a rua, você já encontra o famoso portão. É comum ver já de longe alguns taxis parando e algumas pessoas fotografando.





St. Peter Church

E já que está nessa região, sugiro caminhar um pouco e ir até a igreja St Peter, onde do outro lado da rua, Paul e John se conheceram, e onde também está a lápide de Eleanor Rigby.
A caminhada é de mais ou menos 20 minutos. E não estranhe que a rua da igreja, Church Rd ;) é bem arborizada e você não consegue ver a igreja, somente quando chega à ela.
E é bastante agradável andar pelo bairro Woolton, e imaginar como seria nos anos 60.

Mas não é tão difícil chegar. No entanto, também aconselho o uso de um mapa ou do Waze para chegar até lá. Desce um pouco Menlove Ave, pega a Vale Rd e sobe a Linksor Rd até o final, extamente na Church Rd. Vira a direita e anda mais um pouco.



Não é tão difícil achar a lápide. Fica nas primeiras sessões. Mas o nome Eleanor não está em evidência. A explicação é que antigamente na Inglaterra todas as pessoas da família eram enterradas na mesma cova. Com isso, os antecedentes dela ficam mais em evidência na lápide.

A igreja sempre encontrei aberta, mas não consegui entrar no salão onde eles se encontraram, do outro lado da rua, Sei que há uma placa informando ser o local, mas também não a vi. Parece ser um lugar privado e a prudência não permitiu que eu invadisse ;)



20 Forthlin Road (Casa do Paul)

Voltando à Mendips, pode-se ir até a casa do Paul caminhando. Justamente para sentir a distância que eles percorriam para se encontrarem, se bem que muitas vezes eles iam de bicicleta.

É também uma caminhada de uns 20-30 min, passando ao lado do Calderstone Park, na Yewtree Rd, Booker Ave, até chegar a Mather Ave. A Forthlin Road cruza esta rua.



Caso não queira ou não tenha tempo de ir caminhando, a linha de ônibus que passa na Mather Ave é a 86, 86A. Bom acompanhar no mapa/Waze o ponto mais próximo da Forthlin Rd.


12 Arnold Grove (Casa do George)

A casa do George fica um pouco distante de Woolton. O mais fácil a fazer é da Queen Square, no centro da cidade, pegar a linha 79. Essa fica no stand 1.

O Waze tb é bem vindo aqui, porque a Arnold Grove fica um pouco "escondida". O melhor é verificar o ponto mais próximo, na High St e ir até lá.

Diferente da casa do John e do Paul, a casa do George não pertencem ao National Trust*. Sendo assim, moram pessoas comuns nas casas e não estão abertas a visitas. As visitas guiadas costumam apenas passar e apontar a casa, sem paradas, para evitar incômodos.

(*no fim do post falo um pouco sobre o National Trust)




10 Admiral Grove e 9 Madryn Street (Caso do Ringo)

Bom, da casa do George acabei indo a pé até a casa do Ringo. Mas confesso que é uma longa caminhada, talvez 1 hora... Porém, a casa do Ringo é a mais próxima do centro da cidade. Também pode-se ir a pé de lá, mas não estimei esse tempo. Caso prefira, o ônibus que passa mais próximo é o 75, e esse sai do Liverpool One Bus Station, do lado do Liverpool One Shopping Centre.

Usar Waze também é recomendado!!

Nessa região se pode conhecer três lugares do Ringo. Tudo próximo!

- 9 Madryn St. foi onde Ringo nasceu. Lugar que hoje trava uma batalha para que não seja demolida junto às outras casas da região.



- 10 Admiral Grove onde o Ringo passou a infância e adolescência.



- The Empress, O local pub que Ringo frequentava e foi capa do primeiro disco solo Sentimental Journey. O pub continua funcionando...




LIPA (Liverpool Institute for Performing Arts)

O LIPA não fica muito longe do centro. Basta uma caminhada de 15-20 minutos, e acredito ser esse o caminho mais fácil. Considerando transporte público.

Fica na Mount St. E chegando nessa região também vale a pena conhecer a Catedral Anglicana de Liverpool. Com sua torre de 189 metros de comprimento.

theguardian.com
hilaryliverpool.wordpress.com




Casbah

Conhecer o Casbah não é tão simples. Procurei algumas excursões e não tive sucesso. As visitas promovidas pelo Cavern não passam por lá. O único meio que consegui visitá-lo, e contando com muita sorte, foi pegar as linhas de ônibus 12 ou 13, no stand 06 e ir até a 8 Hayman's Green, descendo no ponto mais próximo da Mill Lane.

Vista da Calçada
Chegando lá o portão sempre está aberto, porém da calçada não existe nenhuma identificação. A minha sorte foi que no mesmo momento vinha chegando uma excursão de van e conversando com eles pude participar junto, tendo que apenas pagar o valor, que em 2015, era de £ 15.


No entanto, na minha opinião vale muito a pena ir até lá. Não só porque esse era o pub que eles consideravam deles nos early days, mas porque tudo está igual como antes. Mesmas pinturas que eles fizeram nos mesmos lugares que eles tocaram. É emocionante!


















É isso! Quem tiver tempo e disposição é só pegar transporte público e com mais algumas caminhadas e conhecer todos esses lugares Beatle!

* Para a casa do John e Paul é possível fazer a tour do National Trust, na qual você entra nas casas conhecendo todos os cômodos e histórias. Vale muito a pena! Claro! ;) Só não é realizada durante o inverno.

Segue o link: http://www.nationaltrust.org.uk/beatles-childhood-homes


Liverpool John Lennon Airport

Para ir e vir do John Lennon Airport basta pegar a linha 86A. Também saíndo da Green Charlotte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário